quinta-feira, 2 de abril de 2009

DIA INTERNACIONAL DO AUTISMO 2/04/2009

INDIGNAÇÃO - Nesse dia tão especial pela causa autista, gostaria de fazer aqui um desabafo. Conheci uma jovem, que se diz autista, e tudo leva a crer, pela somatória de sinais que apresenta, que realmente é essa a sua condição. No entanto, a família rejeita a idéia que ela esteja dentro do espectro, e com isso só prejudica o bom desenvolvimento dessa moça de 21 anos. Não citarei nomes aqui por motivos óbvios, mas busco alternativas de como ajudá-la,já que vive muito distante de nós.Tenho procurado interagir com ela por e-mails e papos online. Com capacidade além do normal, poliglota e de inteligência muito distinta, vive trancafiada dentro de um quarto. Filha de um médico, que ela afirma também ser um asperger, convive com o deboche e a rejeição de todos os seus membros familiares. Participou de vários fóruns nacionais e internacionais de autistas, mas acabou se fechando pra todos, devido a sua grande dificuldade de socialização. Nos telefonou várias vezes, e achei seu jeito muito meigo e sincero, típico dos autistas. Sempre fez questão de frisar que encontrou em nós (meu esposo, eu e Felipe) grande carinho e confiança. Infelizmente sua mãe a proibiu de dar telefonemas alegando gastos em excesso. Não entendeu que isso é uma forma da filha interagir e se socializar, já que antes raramente usava o telefone e vivia confinada em seu quarto. No momento ela tem se dedicado pros estudos, já que pensa em retomar e ingressar na universidade de medicina, pra ajudar autistas e pessoas com transtorno mental. Encontrei um vídeo no Youtube, de uma peça teatral, sobre uma garota autista, também incompreendida pela família, que muito me faz lembrar a história dessa jovem. Na verdade esse vídeo me faz chorar. Vejo que é realidade dentro de muitas residências. Não diria de um lar, por isso prefiro escrever "residência". Pois um lar nao trataria dessa forma um autista.
O vídeo chama-se "Claudine", vale a pena conferir.

2 comentários:

Camila Dantas disse...

Faz tempo que vc não posta...Ainda mexe no blog?
Não a conheço, mas foi ótimo pra mim ler sua história de vida.
Tenho 2 alunos autistas. Ambos com 3 anos de idade. Estamos tentando desfraldá-los, mas está dificil. A mãe de um dos alunos parece ainda não aceitar a especialidade de seu filho...
Se houver resposta, lhe conto mais.
Obrigada
Camila

NAO AUTISTA, MAS ESQUISITA disse...

Fiquei ausente pelas inúmeras tarefas que surgiram em minha vida. Então, para mim fica difícil administrar várias coisas ao mesmo tempo.
Finalmente meu esposo montou sua equipe de trabalho e posso me dedicar aos escritos.
Qualquer coisa, pode enviar e-mails que responderei com prazer.
grata